noticias34 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rondônia Online!

Brasil

Efeito Lula: marca de eletrodomésticos deixa Argentina de Milei para investir R$ 300 mi no Brasil

Publicada em 28/05/26 às 20:00h - 12 visualizações

Revista Fórum


Compartilhe
Compartilhar a noticia Efeito Lula: marca de eletrodomésticos deixa Argentina de Milei para investir R$ 300 mi no Brasil  Compartilhar a noticia Efeito Lula: marca de eletrodomésticos deixa Argentina de Milei para investir R$ 300 mi no Brasil  Compartilhar a noticia Efeito Lula: marca de eletrodomésticos deixa Argentina de Milei para investir R$ 300 mi no Brasil

Link da Notícia:

Efeito Lula: marca de eletrodomésticos deixa Argentina de Milei para investir R$ 300 mi no Brasil
Efeito Lula: marca de eletrodomésticos deixa Argentina de Milei para investir R$ 300 mi no Brasil  (Foto: Reprodução)

A Whirlpool, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, anunciou nesta segunda-feira um investimento de mais de R$ 300 milhões para ampliar sua fábrica em Rio Claro, interior de São Paulo, tornando-a o maior polo de produção de lavadoras da América Latina. A transferência ocorre após o fechamento da unidade em Pilar, Argentina, inaugurada em 2022 com capacidade para 300 mil máquinas por ano. Toda a linha de produção de lavadoras de abertura frontal (front-load) foi realocada para o Brasil, reforçando a operação paulista. O evento de lançamento contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, sua esposa Lu Alckmin, do vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, e do prefeito de Rio Claro, Gustavo Perissinoto. LEIA TAMBÉM: 2% ao mês: Argentina segue com inflação em alta após dois anos de Milei A unidade paulista será equipada com mais de 20 robôs industriais e terá 95% dos componentes produzidos no Brasil, reduzindo a dependência de importações e tornando a produção mais estável frente a variações cambiais e desafios logísticos. A empresa estima que o projeto gere 2.800 empregos diretos e indiretos, e que as primeiras lavadoras saiam da linha de montagem em setembro de 2026. A decisão de encerrar a operação argentina ocorreu em abril de 2026, formalizada pelo conselho da Whirlpool, que aprovou a transferência de ativos avaliados em US$ 36,7 milhões (cerca de R$ 194 milhões). A medida acompanha as mudanças econômicas na Argentina desde a chegada de Javier Milei, que implementou austeridade fiscal, abertura comercial e desregulamentação, impactando fortemente o setor de eletrodomésticos. Dados do INDEC indicam queda de 38% na produção de aparelhos domésticos em fevereiro de 2026 na comparação anual. O mercado argentino continuará sendo abastecido por produtos fabricados em outras unidades do grupo, enquanto a manufatura de Pilar se consolida definitivamente no Brasil, fortalecendo a presença da Whirlpool na região.


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (99)9999-9999

Visitas: 155690
Usuários Online: 4
Copyright (c) 2026 - Rádio Rondônia Online