Classificação na Copa do Brasil e convocação de Neymar para o Mundial já foram alcançadas; agora, Peixe busca vaga na Sul-Americana e saída do Z4 no Brasileirão
O Santos inicia uma semana decisiva antes da paralisação para a Copa do Mundo com duas metas ainda em aberto no planejamento traçado por Cuca para o primeiro semestre.
Das quatro missões estabelecidas pelo treinador, duas já foram cumpridas: a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil e a convocação de Neymar para disputar o Mundial.
A presença do camisa 10 na lista da seleção foi tratada internamente como um objetivo importante pelo impacto técnico, esportivo e simbólico para o clube.
Já a classificação na Copa do Brasil representou um alívio em meio à temporada turbulenta vivida pelo Peixe.
Agora, o Santos concentra forças em duas últimas missões antes da pausa: garantir sobrevida na Sul-Americana e evitar terminar a primeira parte do Campeonato Brasileiro dentro da zona de rebaixamento.
Cuca revela planejamento traçado para o primeiro semestre
Após a derrota para o Grêmio pelo Brasileirão, Cuca detalhou os objetivos definidos para o Santos nesta primeira etapa da temporada.
Segundo o treinador, o clube estabeleceu quatro metas prioritárias antes da parada para a Copa do Mundo.
Duas delas já foram alcançadas. Além da vaga na Copa do Brasil, o treinador destacou como conquista importante a convocação de Neymar para o Mundial.
"Nós tínhamos algumas missões e vamos ver se a gente cumpre. Nós tínhamos a missão de classificar na Copa do Brasil e classificamos.
Temos a missão de classificar na Sul-Americana. Dependemos de uma vitória praticamente na terça-feira.
Temos a missão de não estar na zona vermelha quando acabar essa primeira etapa. Vamos torcer por isso.
E tínhamos a missão de ter o Neymar na seleção e conseguimos fazer".
Sul-Americana vira primeira decisão da semana
A primeira das duas missões restantes acontece já nesta terça-feira (26).
O Santos recebe o Deportivo Cuenca, do Equador, às 21h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela última rodada da fase de grupos da Sul-Americana.
Mesmo ocupando a lanterna do grupo, o Peixe ainda depende apenas de si para avançar aos playoffs da competição continental.
Uma vitória pode garantir a segunda colocação da chave e manter viva a campanha internacional na temporada.
A liderança do grupo D, porém, já está fora do alcance santista.
San Lorenzo e Recoleta se enfrentam na rodada final e um dos dois clubes obrigatoriamente chegará, no mínimo, aos oito pontos, pontuação inalcançável para o Santos.
Ainda assim, a classificação aos playoffs é vista como fundamental para dar estabilidade ao trabalho de Cuca e diminuir a pressão sobre o elenco antes da pausa no calendário.
Permanência fora do Z4 é prioridade no Brasileirão
O segundo grande objetivo estabelecido por Cuca envolve o Campeonato Brasileiro.
O Santos quer evitar encerrar a primeira metade da temporada dentro da zona de rebaixamento.
O último compromisso antes da pausa para a Copa do Mundo será justamente decisivo para essa missão.
No próximo sábado (30), o Peixe recebe o Vitória, na Vila Belmiro, pela 18ª rodada do Brasileirão.
A equipe precisa vencer para seguir com chances de deixar o Z4 antes da interrupção da competição.
Além do próprio resultado, porém, o Santos dependerá de uma combinação de resultados envolvendo concorrentes diretos.
O clube torce por um tropeço do Vasco diante do Atlético-MG. Em caso de empate dos cariocas, os santistas ainda precisariam levar vantagem nos critérios de desempate.
Outra possibilidade envolve o confronto entre Grêmio e Corinthians.
Um vencedor na partida ajudaria o Santos, desde que o time paulista consiga também superar os rivais nos critérios estabelecidos pela tabela.
Existe ainda uma terceira alternativa: derrota do Internacional para o Red Bull Bragantino.
Neste cenário, porém, o Peixe precisaria tirar uma diferença considerável no saldo de gols, já que possui quatro gols negativos contra um saldo positivo dos gaúchos.
Neymar simboliza ponto positivo em meio à turbulência
Em uma temporada marcada por instabilidade, a convocação de Neymar acabou se transformando em um dos principais pontos positivos celebrados internamente pelo Santos.
Além da importância esportiva, o retorno do atacante à seleção representa também um fortalecimento da imagem do clube no cenário internacional.
O camisa 10 segue sendo tratado como peça central do projeto esportivo santista e sua presença na Copa do Mundo é vista como uma validação do trabalho realizado no clube.
Ao mesmo tempo, o Santos sabe que os resultados coletivos seguem sendo determinantes para o ambiente político e esportivo da temporada.
Por isso, os próximos jogos ganham peso de decisão para evitar que o primeiro semestre termine sob forte pressão.
Semana pode definir clima do Santos para sequência do ano
Os confrontos contra Deportivo Cuenca e Vitória podem mudar completamente o cenário do Santos antes da pausa para a Copa do Mundo.
Uma classificação na Sul-Americana e a saída da zona de rebaixamento dariam mais tranquilidade para Cuca trabalhar durante a intertemporada.
Por outro lado, uma eliminação continental e a permanência no Z4 aumentariam a pressão sobre elenco, comissão técnica e diretoria.
Depois de já cumprir metade das metas traçadas para o semestre, o Santos agora tenta transformar a última semana antes da parada em um ponto de virada para o restante da temporada.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.